• Legal Bot

PORQUE TRABALHAR A USABILIDADE EM NORMAS É TÃO IMPORTANTE?

Por que trabalhar a Usabilidade em normas é tão importante?


Segundo Jakob Nielsen, um dos maiores gurus do tema de Usabilidade, Design e Experiência do usuário, "Usabilidade é atributo de qualidade para avaliar a facilidade de uso de uma interface. A palavra “usabilidade” também se refere a métodos para melhorar a facilidade de uso durante o processo de design."


Ou seja, o quão mais fácil, claro e objetivo é utilizar algum site ou serviço na internet, por exemplo, melhor é sua usabilidade e experiência do usuário (UX).

Este termo se estende, portanto, para o mundo de normas governamentais. Quão fácil é acessar e compreender uma norma ou lei hoje para você? Como saber rapidamente e de forma clara e eficaz do que se trata, quais são os temas associados, quais os dados relevantes que contém e o que pede uma norma? Estas informações são importantes para que pessoas, empresas e organizações que sejam reguladas por normas saibam de maneira ágil e eficaz como entrar em conformidade com seu ambiente regulatório e não correr o risco de não conformidade, que ocasiona diversos tipos de punições aos regulados.


Desta forma, tratar de usabilidade em normas é imprescindível tanto para quem regula, quanto para quem é regulado. Facilitar o acesso à informação é, naturalmente, facilitar o compliance regulatório de empresas e organizações!

1 visualização0 comentário