• Legal Bot

A IMPORTÂNCIA DO #RULEASACODE A NÍVEL SOCIAL E GOVERNAMENTAL

Por que #RuleasaCode é tão relevante para a sociedade e o governo ?


Você conhece o termo #Ruleasacode (RAC)? Este é um conceito bastante atual em #inovação do setor público, que repensa uma função central do governo: a regulamentação.

Este conceito propõe uma versão oficial das normas governamentais que seja possível de ser consumida por máquinas, e que, ao mesmo tempo, coexista com a versão existente dos normativos, em linguagem natural.

É claro que isso envolve uma grande dose de tecnologia, mas também requer que sejam repensados os métodos tradicionais atualmente utilizados para a criação de normas governamentais.

Desta forma, o RAC é o método de elaboração de normas em legislação, regulamentação e política na linguagem das máquinas (códigos) para que possam ser lidas pelos computadores. Esse processo representa um novo olhar para a formulação de normas governamentais baseada em digitalização e inovação, e que muitos inovadores do setor público consideram super relevantes para os governos.


Por muito tempo, a maneira como os governos desenvolveram leis, políticas e outros tipos de normas permaneceu estagnada, porém, alguns governos começaram a projetar, publicar e refinar essas normas em formatos legíveis por máquina. Mas por que?


A lógica é bem simples: Em um mundo de constantes avanços tecnológicos, somado a questões políticas cada vez mais complexas e interconectadas, é exigido respostas cada vez mais rápidas e eficazes dos governos.


Atualmente, o método de elaboração de normas nem sempre possibilita a rápida absorção de diversos dados relevantes pelos computadores, o que impacta diretamente na absorção eficaz de seu conteúdo pela população. Seu atual formato, portanto, não permite que as máquinas leiam seu conteúdo imediatamente.


Com a transformação digital, fica evidente que os computadores são também um consumidor significativo para as regras governamentais, o que faz com que normas e leis governamentais devam ser otimizadas para o uso humano e de máquinas também.

1 visualização0 comentário