• Legal Bot

O QUE VOCÊ SABE SOBRE WORKPLACE DIGITAL?

A revolução digital está acontecendo, e não pretende parar por aí. De acordo com o estudo da Universidade de Bryant e da Universidade Estadual da Califórnia, a natureza do trabalho mudará substancialmente nos próximos 5 à10 anos, e muito disso ocorre devido a transformação digital no local de trabalho.


Nos últimos anos, o trabalho passou do físico para o digital e a popularidade dos locais de trabalho digitais, conhecidos como “Workplace Digital” aumentou. A mudança de estilo de vida dos funcionários e seu desejo de trabalhar fora do escritório estão impulsionando essa evolução.


Muitas empresas permanecem em dúvida sobre o que precisam fazer para avançar digitalmente. Isso ocorre por existir uma confusão generalizada no mercado sobre a definição real de um local de trabalho digital.


Diversas organizações ainda acreditam (equivocadamente) que para alegar que possuem um local de trabalho digital, basta fazerem uso dos recursos de e-mail e mídia social, ou apenas integrar diversas tecnologias digitais. Porém, na realidade, a transformação digital vai muito além disso e está atrelada diretamente a cultura corporativa.


Uma transformação digital é, principalmente, uma transformação cultural e organizacional. Ela requer inovação contínua e respostas rápidas às mudanças, desafios e oportunidades no mundo dos negócios. Desta forma, organizações inovadoras devem responder rapidamente à medida que novas tecnologias e oportunidades para melhorar o local de trabalho digital surgem.


De maneira prática, tecnologias como a IA apoiam as organizações à automatizar tarefas simples e criar melhores experiências para os clientes. Empresas inovadoras estão utilizando computação em nuvem e business intelligence (que inclusive se encontram em estão em constante evolução), para colher de forma eficaz os benefícios da era da informação.

Estas tecnologias têm o potencial de melhorar exponencialmente a eficiência operacional nos três níveis: pessoal, equipe e organizacional.


Desta forma, a transformação digital bem-sucedida, e, consequentemente, a implementação de um Workplace Digital no seu ambiente de trabalho, ocorrerá quando, de fato, houverem mudanças culturais organizacionais e alteração das estratégias de negócios.

Empresas progressistas fornecem aos seus funcionários ferramentas fáceis de usar que podem ser atualizadas e expandidas ao longo do tempo, com treinamento e esforço mínimos.

Um Workplace Digital é a base para uma estratégia de negócios competitiva e de sucesso, melhorando a colaboração entre a equipe e, consequentemente, levando ao aumento da produtividade.


Referência: Tecnologia e Mudança Organizacional: Aproveitando o Poder do Local de Trabalho Digital. ATTARAN, S.; ATTARAN, M.; KIRKLAND, D. Manual de Pesquisa sobre Dinâmica Social e Organizacional na Era Digital. Bakersfield, EUA. IGI Global. 2020

5 visualizações0 comentário