• Legal Bot

COMPLIANCE REGULATÓRIO: AFINAL, O QUE É?


Em geral, conformidade significa estar de acordo com uma regra, seja ela uma especificação, política, norma ou mesmo uma lei interna ou externa a organização.

Compliance regulatório (Regulatory Compliance) ou conformidade regulatória é o esforço que as organizações fazem para garantir e se manterem cientes das medidas necessárias para o cumprimento das leis, políticas e regulamentos vigentes.



O crescente número de regulamentações e a necessidade de transparência operacional fazem as organizações adotarem cada vez mais o uso de conjuntos consolidados e harmonizados de controles de conformidade. Isso é feito para garantir que todos os requisitos de governança necessários possam ser atendidos sem desperdiçar recursos e gerar esforços desnecessários.


Só para ter uma ideia: bancos do mundo todo estão gastando mais de 270 bilhões de dólares por ano em compliance e obrigações regulatórias com, em média, de 10 a 15% de sua equipe dedicada somente a isso. Em grandes instituições financeiras, o custo de gerenciamento desses novos riscos regulatórios e de conformidade pode chegar a uma média de US $ 10.000 por funcionário.


Em um mundo cada vez mais complexo permanecer em conformidade é um grande desafio. É humanamente impossível manter essa eficiência sem o suporte de tecnologias como as desenvolvidas por Regtechs, que tornam essa atividade mais assertiva, automatizada, e proporciona melhoria na tomada de decisão para gestores de compliance e profissionais que atuam na área.


E você, o que já viu/ouviu sobre compliance regulatório? Conta pra gente sua experiência!



30 visualizações0 comentário