• Legal Bot

COMPLIANCE REGULATÓRIO: O QUE SÃO AS REGTECHS?

Regtech, acrônico de Regulatory Tecnology (Tecnologia Regulatória), são empresas que resolvem as dores do Compliance Regulatório através da tecnologia.

Essas empresas possuem a missão de levar para organizações tecnologias digitais que viabilizam os seus negócios a operarem em conformidade em um ambiente dinâmico e repleto de constantes incertezas como o atual.




Desta forma, Regtechs surgem com soluções para reduzir, ou mitigar, os valores com multas, processos manuais e os riscos da conformidade por meio da tecnologia.


Da mesma forma que FinTechs preocupam-se em proporcionar uma incrível experiência para clientes, as RegTechs preocupam-se com o que está por trás: os 90% dos processos restantes.


Inicialmente, as Regtechs atendiam principalmente empresas do setor financeiro, devido a estas serem pioneiras na preocupação com o compliance de sua organização, pelo próprio fim de suas atividades. Hoje, diversos setores buscam por soluções de compliance regulatório, visto que o impacto regulatório acomete não somente bancos, mas empresas do setor da saúde, educação, mineração, alimentos, meio ambiente, varejo, dentre outros.


Uma RegTech tem como proposta de valor básica as seguintes características chave:


  • Velocidade e Agilidade: soluções especializadas e mais baratas, que apresentam um período de implementação reduzido, permitindo a percepção dos benefícios de forma rápida.


  • Integração: as plataformas são flexíveis e permitem a comunicação fácil com sistemas já implantados, abrindo oportunidades para integração entre sistemas e facilitando a adoção destas soluções.


  • Automação: A automação de processos permite uma redução expressiva no tempo consumido em rotinas manuais, permitindo que os profissionais invistam mais tempo de análises que agreguem mais valor aos negócios.


  • Report & Analytics: As soluções das RegTechs são naturalmente desenvolvidas levando-se em consideração o alto volume de dados e o desafio de extração de novos insights relevantes para a tomada de decisões.

Por esse motivo, é quase inequivocamente saudada como a mantenedora do desempenho e rentabilidade frente aos crescentes aumentos nos custos associados a permanecer em conformidade.


Com o avanço tecnológico no mundo corporativo, permitindo a criação de novos modelos de negócios, e considerando que é muito mais fácil criar novas leis do que alterá-las, o ambiente regulatório só tende a aumentar.


O que cresce também além do ambiente regulatório, é a preocupação dos compliance officers e das áreas de gestão de riscos e jurídico das empresas, em relação ao atendimento das exigências trazidas por leis e normas, para que sua organização opere em conformidade.


Diante deste cenário, uma maior atenção aos dados de compliance são fatores que fortalecem a posição das Regtechs como ferramentas importantes para reduzir riscos e alcançar maior produtividade das empresas de diversos setores.






37 visualizações0 comentário